sábado, 16 de abril de 2011


China proíbe militares de usar blog

Funcionário do governo diz que eles não podem acessar sites, seja como soldados ou não
Greg Baker/25.06.1998/APGreg Baker/25.06.1998/AP
Por causa da segurança militar, soldados chineses estão proibidos de criar sites ou blogs na internet

A China criou novas regras para proibir seus 2,3 milhões de soldados de criar sites ou de escrever em blogs, revelou a agência estatal chinesa Xinhua neste sábado (26).

Segundo Wan Long, comissário político do Exército Popular de Libertação, “o militar não pode abrir blogs na internet, não importa se ele ou ela o faça como soldado ou não”.

O comissário acrescentou que “a internet é complicada, e devemos nos proteger contra armadilhas online”, alegando preocupação com segredos militares.

As novas regras, que entraram em vigor em 15 de junho, proíbem os soldados chineses, o maior exército terrestre do mundo, de criar páginas, sites ou blogs na rede.

A China possui um amplo sistema de censura na internet, que bloqueia o acesso a conteúdo considerado inaceitável, que vai de pornografia a dissidência política.

No começo do mês, o governo apelou à segurança nacional para defender o direito de censurar a rede e alertou outros países para que respeitem a forma ele controla a maior população online do mundo, com 400 milhões de usuários.

Ao mesmo tempo, o governo acrescentou que “garante a liberdade de expressão de seus cidadãos na internet assim como o direito de o público saber, participar, ser ouvido e de supervisionar”.

Os últimos passos do governo chinês foram dados depois de uma briga pública com o Google em torno da liberdade na web, ao longo deste ano, que levou a empresa americana a fechar seus serviço de busca no país.

A disputa sobre a censura e os ataques na internet desencadearam uma guerra de declarações com os Estados Unidos, em um momento em que as relações já estavam estremecidas por causa da venda de armas a Taiwan e de questões ligadas ao comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário